Notícias

Cirurgia de miopia é rápida e indicada para corrigir o grau definitivamente

27 ago 2015 às 16:26

Visão embaçada ou franzir os olhos para enxergar melhor uma imagem que está distante podem ser sinais de miopia. De acordo com o oftalmologista da Clínica Canto, Geraldo Canto, a miopia é a dificuldade para enxergar longe e ocorre, principalmente, na adolescência. Ela se desenvolve até os 21 anos e, em alguns casos, pode aumentar por mais tempo, explica.


Segundo o Dr. Geraldo Canto, a correção do grau para o foco afastado é feito com o uso do óculos ou das lentes de contato. Para corrigir definitivamente o grau, a opção é a cirurgia refrativa com Laser, afirma. Ele explica que o Laser faz um polimento na parte central e molda a córnea para ajustar o grau e chegar ao foco preciso para cada olho.


O procedimento é muito rápido, entre cinco a dez minutos, porém, a cirurgia refrativa a Laser dificilmente será indicada para pacientes com mais de dez graus de miopia. Acima, é provável que seja feito implante de lente intraocular (cirurgia de catarata) ou o de lente de câmara anterior, que é uma lente especial implantada sem retirar a catarata, esclarece.


Para indicar a cirurgia de correção da miopia, o paciente precisa atender alguns requisitos: costumamos fazer a cirurgia a partir dos 21 anos, mas já pode ser realizada a partir dos 18. Além disso, o grau deve ser estável, sem que tenha evoluído no último ano, e a espessura e o formato da córnea são analisados para verificar se existe alguma deformidade que não se recomende a cirurgia, orienta.


A recuperação, de acordo com Geraldo Canto, depende da técnica utilizada, definida no pré-operatório. Uma delas é a Lasik, que permite uma recuperação mais rápida com, aproximadamente, dois dias e a outra é a PRK, um pouco mais lenta, de uma semana a um mês. No final, o resultado de ambas é muito bom, assegura.

O médico salienta que o acompanhamento do especialista é fundamental para que o médico possa indicar o tratamento correto e até evitar uma evolução para outras complicações na visão.


Continue lendo