Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo boletim

Cinco mortes por gripe são registradas em menos de um mês no Paraná

Fernanda Circhia - Grupo Folha
27 nov 2019 às 19:20
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cinco mortes por gripe em quase um mês foram registradas no Paraná, conforme dados do novo boletim da Influenza divulgado nesta quarta-feira (27) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Segundo a pasta, nos cinco casos, as pessoas não tinham recebido a vacina da gripe e apresentavam fator de risco associado.

As mortes foram registradas em Cianorte, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba (2). Tratam-se, respectivamente, de uma mulher, de 52 anos, com cardiopatia e diabetes; uma mulher, de 82 anos, com diabetes; uma mulher de 73 anos; uma mulher de 92 anos, portadora de doença neurológica, pneumonia e cardiopatia; e um menino de 5 anos, que apresentava cardiopatia como fator de risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Paraná, Renato Lopes, os casos de gripe atingem com maior gravidade os pacientes maiores de 60 anos, adultos entre 50 e 59 anos e crianças menores de 6 anos. "As pessoas nestas faixas devem estar atentas às infecções por Influenza. A idade, associada a outros fatores de risco como, por exemplo, doenças neurológicas, renais e do coração, podem levar ao óbito", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


De janeiro até esta quarta (27), 127 mortes pela doença foram registradas. Deste total, 109 foram de H1N1. Além disso, conforme o boletim, 66 mortes foram de pessoas com mais de 60 anos; 25 de pacientes entre 50 e 59 anos; 15 em pessoas de 40 a 49 anos; nove em crianças menores de 6 anos; cinco em adultos de 30 a 39 anos; quatro em adolescentes de 10 a 19 anos; duas referentes a jovens de 20 a 29 anos; e uma de criança entre 6 e 9 anos.


Lopes ressalta que as medidas de prevenção à gripe devem ser mantidas. "A oscilação da temperatura, com dias frios e de muito calor, ajudam provocar a gripe, por isso a prevenção deve ocorrer durante todo o ano." Entre as medidas preventivas estão: a higienização frequente das mãos, principalmente antes das refeições, e a ventilação constante dos ambientes.

Lembrando que os principais sintomas da gripe são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino, dor de garganta e de cabeça, calafrios, sensação de cansaço e tosse seca. Ao perceber os sintomas, é recomendada a busca de atendimento médico imediato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade