Notícias

Ciência revela: encarar alguém por mais de 3 segundos é considerado invasivo

12 jul 2016 às 15:30

Quem nunca, para conquistar aquela gata, lanço um olhar 43 arrasador? Pois é, muitas vezes isso pode dar certo, mas em sua grande maioria, só deixa a pessoa 'laçada' super desconfortável.

É o que afirma um novo estudo feito por pesquisadores da University of London, na Inglaterra. Segundo eles, encarar outra pessoa por mais de 3,3 segundos é considerado estranho.

Para isso, foram selecionadas mais de 500 pessoas de 11 a 79 anos. Durante o experimento, elas precisaram ficar com a cabeça parada enquanto assistiam a um vídeo de uma atriz os encarando. A jovem do outro lado da tela fica com o olho fixo. Veja:

Os participantes tinham que apertar um botão quando se sentissem desconfortáveis. Ao longo do experimento, os pesquisadores acompanharam o movimento dos olhos de todos, assim como a dilatação e suas pupilas.

Na publicação feita no periódico Royal Society Open Science, está explicado que após 3,3 segundos de olhares fixos, os participantes ficavam incomodados. As olhadas mais curtas eram sorrateiras e suspeitas, esperto e suspeito, e as mais longas foram recebidas como invasivas.

Além disso, os pesquisadores comprovaram que, apesar de o contato visual causar uma dilatação involuntária, as pupilas dos mais corajosos que olharam até o fim dilatavam mais rápido. Isso indica que a rapidez da dilatação da pupila está relacionado com a vontade de manter o contato visual. E você conseguiria olhar até o fim?

(com informações do site Revista Galileu)


Continue lendo