A fim de incentivar a vacinação infantil em Londrina, o Bailinho da Vacina reuniu, no Centro de Imunização da Zona Norte, personagens de contos de fadas, histórias em quadrinhos, desenhos animados, além dos tradicionais Zé Gotinha e Maria Gotinha. Ao longo de todo o evento, 1.400 crianças foram vacinadas no sábado (12) e mais 1.227 no domingo (13).
As equipes prepararam o Centro de Imunização com brinquedos, música,
decoração e muitas doses de vacina. Com a participação das famílias, que
levaram as crianças para serem imunizadas, o evento atingiu as
expectativas.
“O que estamos percebendo é que, à medida que o tempo passa, os pais que estavam preocupados se deveriam ou não vacinar seus filhos estão vendo que não há problema nenhum. O caminho para proteção das pessoas, das crianças e de toda cidade, é exatamente as pessoas tomarem a vacina. Quando as pessoas observam que não existem os problemas que as fake news disseminam, mais pais e mães levam as crianças para tomarem a vacina”, destacou o prefeito Marcelo Belinati
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforçou que o Bailinho da Vacina foi um sucesso e novas ações temáticas podem ser planejadas.
“A adesão foi ótima, os pais entraram no clima e tivemos muitas crianças fantasiadas”, comentou.
Dando continuidade à campanha, a vacinação contra Covid-19 permanece disponível para todas as crianças a partir dos cinco anos. O atendimento é feito exclusivamente no Centro de Imunização da Zona Norte, mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura. Para as crianças que residem nos distritos, a Prefeitura efetuou um mutirão, com aplicação das doses por equipes volantes no decorrer da última semana.
Quem ainda não efetuou o cadastro também deve acessar o site e preencher o formulário
com os dados da criança. Embora a adesão à vacinação infantil tenha
sido mais reticente no início, a Secretaria Municipal de Saúde observa
um aumento da procura desde que as aulas começaram.
“A busca de fato aumentou. Os pais estão se encorajando ao verem outras crianças vacinadas”, citou o secretário da pasta.
Até o momento, o agendamento para a vacinação está com vagas para esta segunda (14) e terça-feira (15). Novas datas serão liberadas no decorrer do dia.