Quem faz parte do público-alvo da campanha de vacinação contra influenza tem até sexta-feira (15) para procurar os postos de vacinação e se imunizar. Os grupos-alvo são definidos pelo Ministério da Saúde e leva em conta diversos fatores, entre eles o risco de exposição aos vírus e o grau de resistência do organismo à doença. Em 2018, fazem parte do público-alvo crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (mulheres que tiveram parto recente, em até 45 dias); trabalhadores da área da saúde; professores (rede pública e particular); idosos (mais de 60 anos de idade); populações indígenas e doentes crônicos.
Em Londrina, no mês de abril, uma mulher de 55 anos morreu vítma da influenza. Dos grupos-alvo, os que apresentam menor cobertura vacinal são crianças de seis meses a cinco anos. Apenas 62% das crianças londrinenses dessa faixa etária foram imunizadas. O segundo grupo com menor taxa de adesão é o de mulheres grávidas, com 2.901 pessoas vacinadas das 5.259 previstas.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Londrina, 100.551 doses já forma aplicadas, o que representa 80,79% do número previsto (124.459).