A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no ultimo sábado (5), a campanha da vacinação contra a Influenza.
De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, foram vacinadas cerca de 10 mil pessoas, distribuídas entre os cinco grupos.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus "influenza" – A (H3N2) e B.
A Campanha segue até sexta-feira (25) e faz parte do calendário da Secretaria de Saúde, que realiza campanhas de imunização contra a gripe, principalmente neste período do ano, porque o índice da doença aumenta consideravelmente devido à aglomeração de pessoas em recintos fechados e também a condições climáticas.
A Imunização tem como alvo cinco grupos prioritários; idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais da área da saúde que trabalham em hospitais, UBS e pré-atendimentos ao público.
A diretora lembrou ainda que é importante levar a carteira de vacinação, porque desta forma a população poderá por em dia as vacinas atrasadas. "Nas UBS também estarão disponíveis as vacinas contra tétano, difteria, febre amarela e hepatite B (para pessoas de até 30 anos). Para o público infantil estará disponível a imunização tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite por Haemophilus influenzae tipo B), hepatite B, poliomielite, tríplice viral, febre amarela, meningocócica C, pneumocócica e 10 valente", informou.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 94.175 mil pessoas pertencentes aos cinco grupos, até o final da campanha.