Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Saúde de Cambé, na região metropolitana de Londrina, aponta que a cidade está a poucos casos de declarar uma epidemia de dengue. O documento apresenta a atualização do número de casos notificados e confirmados de dengue, zikavírus e chicungunya no município.
De acordo com o boletim, existem 1.660 notificações de dengue e 295 casos confirmados da doença, ou seja, a cinco casos do que se considera uma epidemia. A análise baseia-se em dados do Ministério da Saúde, que caracteriza situação epidêmica quando são registrados 300 casos a cada 100 mil habitantes. O documento relata apenas um caso confirmado de zikavírus e nenhum de chicungunya. Os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) foram coletados entre os dias 11 e 15 de abril.
De acordo com o Chefe da Vigilância em Saúde de Cambé, Maurício Gomes da Rocha Neto, novamente o que o poder público solicita da população é consciência. "Já traçamos quando e como serão os próximos mutirões. O início do segundo ciclo de mutirões, que irá contar com a participação de mais de 60 trabalhadores, está previsto para começar dia sete de maio, mas as datas estão sujeitas a alterações, já que é preciso alinhar a disponibilidade de trabalhadores de outras secretarias para a realização da força-tarefa, mas nada disso terá efeito se a população não cuidar de seu quintal e também denunciar casos de irresponsabilidade".
Uma das ações da secretaria para conter a incidência de dengue foi a criação da Ouvidoria da Saúde, pela qual as pessoas podem fazer sugestões, reclamações e denúncias relacionadas ao problema. "Registramos 46 atendimentos durante o mês de março e 21 desses contatos foram denúncias relacionadas a dengue. E com esse auxílio direto da população, conseguimos ser mais rápidos ainda e fomos direto ao problema", frisou a Secretária Municipal de Saúde Maria de Brito Lô Sarzi.
O número da Ouvidoria da Saúde é (43) 3174-0344.