A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé, através do CAPS II e CAPSI, promoverá ações no município nesta sexta-feira (16), em prol da propagação de informações sobre doenças e transtornos mentais que atingem mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio.
A campanha tem a intenção de incluir o indivíduo com transtorno mental na família e na sociedade, enquanto cidadão de direitos, entendendo que toda pessoa pode e deve viver em liberdade e com saúde.
Dentre as ações realizadas pela Secretaria, técnicos e usuários dos serviços de saúde mental do município estarão no calçadão das 10h às 15h, para divulgação dos trabalhos realizados, orientações e pesquisa junto à população acerca desse tema.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Cento de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) orientações também serão disponibilizadas a população, além da implantação de um questionário para que a Secretaria de Saúde do Município saiba quais são as informações que chegam até a comunidade.
Os atendimentos em Saúde Mental no Brasil evoluíram segundo informações cedidas pelo Ministério da Saúde, porém a Luta Antimanicomial continua. Ela ainda apresenta em sua caminhada debates sobre rumos, colocando em cenários diversos usuários, familiares e trabalhadores como protagonistas do processo em curso na construção de uma nova forma de cuidado em saúde mental.