Cambé (Região Metropolitana de Londrina) vai começar a imunização de crianças contra Covid-19 neste sábado (22). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será realizada das 8h às 12h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Cambé IV, Guarani, Jardim Santo Amaro e Jardim Silvino. Poderão se vacinar crianças de 8 a 11 anos portadoras de deficiência ou comorbidades. Elas devem ser acompanhadas pelo pai, mãe ou responsável.
É necessário comparecer às Unidades Básicas de Saúde com um documento com foto, Cartão SUS ou CPF, comprovante de residência, carta ou receita médica que comprove a comorbidade e documentos do responsável.
Vale lembrar que a programação de vacinação é definida de acordo com a chegada das doses na cidade. O Ministério da Saúde envia os imunizantes para todos os estados, e é responsabilidade do governo estadual distribuir as doses aos municípios.
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
Por enquanto, a única vacina disponível contra a Covid-19 para crianças é a Pfizer-BioNTech. A análise da Anvisa concluiu que, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, o imunizante é seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, na prevenção das forma grave e potencialmente fatal da doença.
São consideradas comorbidades as seguintes doenças: asma grave, pneumopatias, doenças neurológicas, obesidade, imunodeficiência, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças hematológicas, diabetes mellitus, síndrome de Down, doenças renais crônicas e doenças hepáticas.