Cambé (Região Metropolitana de Londrina) vai começar a imunização de crianças contra Covid-19 neste sábado (22). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será realizada das 8h às 12h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Cambé IV, Guarani, Jardim Santo Amaro e Jardim Silvino. Poderão se vacinar crianças de 8 a 11 anos portadoras de deficiência ou comorbidades. Elas devem ser acompanhadas pelo pai, mãe ou responsável.
É necessário comparecer às Unidades Básicas de Saúde com um documento com foto, Cartão SUS ou CPF, comprovante de residência, carta ou receita médica que comprove a comorbidade e documentos do responsável.
Vale lembrar que a programação de vacinação é definida de acordo com a chegada das doses na cidade. O Ministério da Saúde envia os imunizantes para todos os estados, e é responsabilidade do governo estadual distribuir as doses aos municípios.
Leia mais:
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Por enquanto, a única vacina disponível contra a Covid-19 para crianças é a Pfizer-BioNTech. A análise da Anvisa concluiu que, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, o imunizante é seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, na prevenção das forma grave e potencialmente fatal da doença.
São consideradas comorbidades as seguintes doenças: asma grave, pneumopatias, doenças neurológicas, obesidade, imunodeficiência, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças hematológicas, diabetes mellitus, síndrome de Down, doenças renais crônicas e doenças hepáticas.