Notícias

Câmara analisa proposta que institui "Novembro Azul"

31 jan 2013 às 08:53

Um projeto de lei que institui, no município de Curitiba, o "Novembro Azul", dedicado à prevenção do diabetes, foi reapresentado no início da nova legislatura. De autoria do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a proposta estabelece que o mês seja voltado à realização de ações preventivas à doença.

Texto com conteúdo semelhante, também do parlamentar, chegou a tramitar no ano passado, mas foi arquivado devido ao encerramento da legislatura, em dezembro de 2012, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara Municipal.


Na justificativa, o parlamentar apontou dados preocupantes da International Diabetes Federation (IDF) sobre o crescimento do diabetes tipo 2 no mundo. Em 1995, o número de pessoas com a doença, aquela que pode ser prevenida, ultrapassava 150 milhões. Hoje, já supera 250 milhões e a expectativa é que, em 2025, sejam 380 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo.


"Falta educação em diabetes, especialmente nos países em desenvolvimento. Mesmo nos países desenvolvidos, muitas pessoas não conseguem ter acesso a ela porque não há educadores e centros em número suficiente para atender o volume crescente de novos casos", disse Braga Côrtes.


Diabetes - O diabetes é a elevação da glicose no sangue. A glicose é usada como energia pelos tecidos mas, para isso, depende da presença da insulina, substância produzida pelo pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada, ela eleva e causa hiperglicemia.

Existem três tipos de diabetes. A tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens, e ocorre quando a produção de insulina é insuficiente e as células do pâncreas sofrem a chamada destruição autoimune. Já na diabetes tipo 2, que atinge pessoas obesas, há a presença da insulina, mas a ação é dificultada pela obesidade. A diabetes gestacional ocorre durante a gravidez, quando os níveis de glicose são altos.

Sintomas da doença -
Os principais sintomas do diabetes são sede e urina excessivas, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada e infecções frequentes. No caso da diabetes tipo 1, os sintomas aparecem gradativamente e, muitas vezes, passam despercebidos. Já na tipo 1, eles surgem rapidamente.


Continue lendo