A contratação emergencial de 60 médicos para as unidades de saúde de Curitiba foi acatada, nesta terça-feira (6), pelos vereadores da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. A prefeitura da cidade encaminhou uma mensagem à Câmara Municipal pedindo autorização para abrir crédito especial de R$ 6,663 milhões no orçamento. Deste valor, R$ 6,223 milhões serão destinados a contratar os profissionais de saúde.
Na justificativa, o poder público municipal informa que convocou profissionais aprovados em concursos, mas a adesão ao funcionalismo público ficou abaixo do esperado. As desistências, diz o Executivo, deixaram 60 vagas em aberto. "A ausência desses profissionais, portanto, ocasiona alta pressão na demanda, justamente em locais marcados por condições de alta vulnerabilidade social", afirmou o prefeito Gustavo Fruet.
A mensagem também atende outras demandas administrativas, como indenizações judiciais, restituições trabalhistas, aquisição de equipamentos e reforma do Horto Municipal.