A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou na tarde deste domingo (28) que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19. No entanto, ainda não é possível afirmar que se trata de uma contaminação pela variante ômicron.
Ele desembarcou em Guarulhos neste sábado (27) em um voo da Ethiopian Airlines. A agência reguladora disse, em nota, que fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame RT-PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional na origem do voo.
Leia mais:
Instituto Não Me Esqueças oferece palestra e curso gratuitos sobre Alzheimer
Cai consumo de cigarros ilegais no Brasil, mas mercado teme revés com alta de imposto
Regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná com 898 casos
Com apenas um fornecedor, vacina da dengue será desafio para o mundo, diz aliança internacional
Na ocasião, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada no sábado (27) sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.
"Diante do resultado, a agência notificou o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) nacional, estadual e municipal neste domingo (28). A Vigilância epidemiológica do município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.