Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira

Brasil é pior país a lidar com pandemia de Covid no mundo, segundo estudo

Ansa Brasil
28 jan 2021 às 09:58

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil foi apontado como o país que pior geriu a pandemia de Covid-19 no mundo por um estudo publicado pelo Lowy Institute de Sydney, na Austrália, nesta quinta-feira (28). O relatório analisou a crise sanitária em 98 países, com base em seis critérios, e ainda classificou a Nova Zelândia como a melhor gestão pública.


Segundo a organização, para elaborar os rankings foram feitos cálculos matemáticos com as nações que disponibilizam informações públicas e que podem ser comparadas - a China, por exemplo, ficou de fora porque não informa de maneira confiável a quantidade de testes realizados diariamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para elaborar a pontuação, foram analisados o número de casos e mortes confirmados, a quantidade de casos e mortes confirmadas por milhão de pessoas, a quantidade de casos confirmados em relação à quantidade de testes feitos e a quantidade de testes por mil pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


O período examinado foram as 36 primeiras semanas depois de que cada país confirmou seu centésimo caso da Covid-19 em território nacional. "Esses indicadores pontuaram quão bem ou mal os países geriram a pandemia", diz o documento.

Publicidade


Com o cálculo, a Nova Zelândia conseguiu 94.4 pontos no ranking (que vai até 100). O país de Jacinda Ardern - que tem cerca de 2,3 mil casos e 25 mortes entre seus cinco milhões de moradores - é seguido por Vietnã (90.8) e Taiwan (86.4).


O primeiro europeu a aparecer na lista é a Islândia, na sétima posição, com 80.1 pontos, e o primeiro país da América do Sul é o Uruguai (75.8) na 12ª colocação. Já a Itália, a nação mais afetada em números totais na União Europeia, está na 59ª colocação, com 40.4 pontos. O Brasil obteve apenas 4.3 pontos no cálculo dos seis critérios, sendo superado ainda por México (6.5), Colômbia (7.7), Irã (15.9) e Estados Unidos (17.3).

Publicidade


"Apesar do surto de coronavírus ter começado na China, os países da Ásia-Pacífico, na média, foram os que tiveram maior sucesso na contenção da pandemia. Em contraste, a rápida disseminação da Covid-19 ao longo das principais artérias da globalização rapidamente atingiu primeiro a Europa e depois os Estados Unidos. Porém, a Europa também registrou a maior melhora no tempo do que qualquer outra região", ressalta ainda o estudo.


Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o mundo contabiliza 100.920.026 casos confirmados do coronavírus Sars-CoV-2 e 2.175.447 mortes.

Os países com os maiores números absolutos de casos são EUA, Índia, Brasil, Rússia e Reino Unido; na soma das mortes são EUA, Brasil, Índia, México e Reino Unido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo