De acordo com boletim divulgado pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quinta-feira (17), desde a primeira semana de janeiro, 16.280 notificações de casos suspeitos da dengue foram registradas em Londrina. Deste montante, 5.624 foram confirmados.
Dos possíveis diagnósticos, 6.648 foram descartados e outros 3.471 seguem em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais. A cidade registrou, em 2021, oito falecimentos causados pela doença.
Nesta sexta-feira (18) os agentes de Endemias vão concluir as vistorias em campo para elaboração dos LIRAa (levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti) e de LIE (Índice Entomológico). De acordo com a pasta, trata-se de duas ferramentas utilizadas para aferir como está a infestação do mosquito assim como a prevalência e incidência de casos notificados de dengue.
Essas informações permitem que os esforços para conter o avanço da dengue, e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sejam intensificados nos locais com maior risco e tenham mais efetividade.
Nos dias seguintes, os dados obtidos com as vistorias, feitas em imóveis comerciais e residenciais, serão tabulados e analisados. A previsão da Secretaria é que, na próxima semana, o resultado seja apresentado ao Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina.