Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rede particular

Associação cobra imunização de médicos da linha de frente da Covid-19

Guilherme Marconi - Grupo Folha
28 jan 2021 às 07:15

Compartilhar notícia

- Reprodução/Google Street View
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A AML (Associação Médica de Londrina) emitiu um comunicado em que cobra a Secretaria Municipal de Saúde sobre a etapa de vacinação dos médicos (associados ou não), conforme período, logística e número de doses disponíveis e estabelecidos pelo Plano Municipal de Vacinação. O argumento é que os médicos de consultórios privados atendem pacientes com Covid-19, mesmo não estando dentro de hospitais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no município são 25 mil profissionais de saúde, mas até agora a cidade recebeu pouco mais de 15 mil doses. O cronograma de imunização em laboratórios da rede privada, clinicas particulares e no ambulatório da Unimed ainda não teve início.


A reportagem da FOLHA apurou que em hospitais de alta complexidade de Londrina alguns profissionais de saúde e do setor administrativo que não estão na linha de frente da Covid-19 foram imunizados na última semana porque teriam "sobrado doses". Eles não podem ser considerados fura-filas porque estão dentro do primeiro grupo, mas acabaram sendo imunizados antes de profissionais do ambulatório da Unimed que atendem suspeitos e confirmados da doença diariamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para a presidente da AML, Beatriz Tamura, apesar de muitos profissionais médicos não estarem na rotina do dia a dia de hospitais, UBS e UPAS ou serviços públicos eles atendem da mesma forma seus pacientes com a infecção em consultórios, laboratórios e centros médicos especializados. "São médicos que têm feito acompanhamento de paciente Covid-19 que está em isolamento domiciliar, mas que em algum momento esteve no consultório médico e recebeu atendimento e orientações. Ou seja, eles também atuam para desafogar o atendimento do SUS"

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Continue lendo na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo