Notícias

Apucarana confirma 2º caso autóctone de dengue

17 jun 2010 às 14:38

Dez dias após confirmar o primeiro caso autóctone de dengue no município, o departamento de Prevenção Municipal de Combate a Dengue e Combate a Endemias, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), confirmou o segundo caso autóctone, em Apucarana. O resultado do exame, feito pelo Laboratório Central (Lacen) chegou esta semana.. O paciente, com 17 anos, é morador do Jardim Colonial..

"Conversamos com o paciente e fizemos à investigação necessária, incluindo o exame do Lacen. Temos informações que este paciente esteve apenas no município de Arapongas, mas como o número de casos registrado naquela cidade não é alto, concluímos que o caso seja autóctone", explica o coordenador Municipal do departamento de Combate a Endemias, Flávio Boiça.


Segundo ele, já foram realizados bloqueios com larvicida e com UBV costal no Jardim Colonial. Segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) programado, realizado entre os dias 05 a 09 de abril, o índice de infestação do mosquito na região que compreende o Jardim Colonial é de 3,2. Esta região compreende os bairros do extrato 5 - Estádio Bom Jesus da Lapa, Colégio Agrícola, Castelo Branco, Jardim Colonial, Parque da Raposa, Santos Dumont, Adriano Correia, FECEA, Recanto do Lago, Jardim Marissol e Jardim Curitiba.


O maior índice do LIRAa foi registrado no extrato 4, com 5,6. Os locais que compreendem este extrato são: Parque Santo Expedito, Cemitério da Saudade e Cemitério Cristo Rei, Jardim das Flores, Jardim Esperança, Prefeitura e Vila Formosa.

Balanço
Desde o início do ano Apucarana já registrou 110 casos suspeitos, sendo 65 descartados, 11 recusaram realizar o exame do Lacen, 09 casos foram confirmados sendo 07 importados e 02 autóctones e 25 aguardam os resultados.


Continue lendo