Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira (18) da Assembleia Legislativa do Paraná 33 projetos de lei. Entre as matérias que passaram pelo Plenário está o projeto de lei nº 46/13, da deputada Luciana Rafagnin (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O projeto propõe modificar o artigo 1º e respectivo parágrafo único da Lei nº 16.786/11, originária de uma proposta de autoria da própria Luciana Rafagnin, e que trata da obrigatoriedade da presença de profissionais de Odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A deputada assinala que o objetivo é inserir a presença de dentistas em todas as equipes multidisciplinares existentes no ambiente hospitalar, ampliando a abrangência de atuação deste profissional. "Estender a todo ambiente hospitalar a presença de cirurgião dentista é levar aos pacientes internados um cuidado essencial para prevenção e tratamento de doenças. Com a complementação da lei nesse sentido, estamos diante da oportunidade de definir um padrão de atendimento que pode vir a ser referência para outros estados", argumenta a autora da proposição.