Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde da Mulher

Após pressão de Bolsonaro, Saúde retira do ar nota técnica que cita acesso a aborto legal

Natália Cancian - Folhapress
05 jun 2020 às 08:49
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde decidiu cancelar e retirar do ar uma nota técnica que citava necessidade de que o acesso a métodos contraceptivos e a serviços de aborto nos casos previstos em lei fossem mantidos em meio a pandemia do novo coronavírus.

A revogação ocorre depois de o presidente afirmar, por meio das redes sociais, que o ministério tentava identificar a autoria do texto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na postagem, Bolsonaro chamou o documento de "minuta de portaria apócrifa sobre aborto que circulou na internet".

Leia mais:

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo


O documento, no entanto, não era uma portaria, mas uma nota técnica elaborada pela equipe da Coordenação de Saúde da Mulher, que faz parte da secretaria de atenção primária da pasta. Também não era apócrifo, mas assinado por três coordenadores e uma diretora da área, e elaborado com apoio da Organização Pan-americana de Saúde.

Publicidade


A postagem de Bolsonaro ocorreu após o texto ser repercutido em sites bolsonaristas. Ao comentar o documento nas redes sociais, Bolsonaro disse que o ministério "não apoia qualquer tentativa de legalização do aborto, caso que está afeto ao Congresso".


"Outrossim, como já declarado em inúmeras oportunidades, o Presidente Jair Bolsonaro é contrário a essa prática", continuou, citando a frase como de autoria do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello - o qual chamou na postagem de "Fernando Pazuello".

Publicidade


Apesar da citação do presidente, o texto da nota técnica revogada não citava proposta de legalização do aborto, mas apenas a manutenção de serviços em hospitais para os casos previstos em lei, hoje restrito a situações de gestação após abuso, risco à vida da mãe e fetos anencéfalos.


Divulgado na segunda-feira (1º) em sistema interno do Ministério da Saúde, o texto trazia recomendações para manter serviços de atenção à saúde das mulheres durante a pandemia da Covid-19.

Publicidade


Para isso, a nota técnica citava posicionamento da Organização Mundial de Saúde de que unidades de saúde que ofertam serviços como oferta de contraceptivos "são consideradas essenciais, e não devem ser descontinuados durante a pandemia".


Trazia ainda projeções internacionais que apontam risco de aumento em casos de gestação não planejada por falta de acesso a contraceptivos e também por abuso, em um contexto de aumento de casos de violência contra a mulher.

Publicidade


"Portanto, devem ser considerados como serviços essenciais e ininterruptos a essa população: os serviços de atenção à violência/abuso; o acesso à contracepção de emergência; o direito de adolescentes e mulheres à SSSR [saúde reprodutiva] e abortamento seguro para os casos previstos em Lei; prevenção e tratamento de infecções transmissíveis, incluindo diagnóstico e tratamento para HIV/AIDS; e, sobretudo, incluindo a contracepção como uma necessidade essencial", apontava o texto.


Em seguida, recomendava ações básicas à rede, como aumentar informações sobre métodos contraceptivos e ampliar o prazo de receitas para 90 dias, manter dispensação de pílula de emergência e oferta de DIU e "reiterar a continuidade dos serviços de assistência a casos de violência/abuso e aborto legal."

Publicidade


Nesta quinta, porém, após a pressão de Bolsonaro, a nota foi revogada.


Em nota, o Ministério da Saúde justificou a medida dizendo que o documento foi elaborado pela equipe da coordenação, mas se tratava de uma minuta de nota técnica, a qual "não foi demandada nem apreciada por esta Secretaria de Atenção Primária à Saúde" e foi divulgado "indevidamente".


"Desta forma, a referida minuta não possui legitimidade desta secretaria e o assunto em comento não foi discutido no âmbito do Ministério da Saúde", informou.

Em seguida, disse ter tomado "medidas administrativas para "identificar a falha processual e os responsáveis pela elaboração e divulgação não autorizada da referida minuta."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade