Notícias

Após liminar, remédio derivado da maconha chega ao Brasil

03 mai 2014 às 12:12

A família de Anny Fisher, 5 anos, finalmente conseguiu importar legalmente o canabidiol (CDB), princípio ativo da maconha. O remédio chegou ao Brasil nesta semana.

Os pais da menina conseguiram uma liminar na Justiça em abril que permitiu a importação do medicamento. Até então, o casal só conseguia trazê-lo dos Estados Unidos clandestinamente, por correio ou amigos. A venda e o comércio são proibidos no Brasil.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com a família no dia 15 de abril para orientar sobre os procedimentos para a importação, que é feita através de um formulário, um laudo e uma prescrição médica.


Na decisão concedida pela Justiça, o juiz proibiu a Anvisa de impedir a importação do medicamento. A decisão é baseada na melhora evidente da paciente e do aval do médicos no que diz respeito ao tratamento alternativo. A autorização vale apenas para esse caso específico.

O caso de Anny ganhou repercussão depois do lançamento de uma campanha na internet. Sem o uso do medicamento, a menina chegava a ter mais de 50 convulsões por semana. (Com informações da Folha de São Paulo).


Continue lendo