A Anvisa interditou cautelarmente, em todo o país, os lotes nº 1073 (validade 06/2007) e nº 939 (validade 05/2007) do anti-hipertensivo Captomed (Captopril, comprimidos, 25mg), fabricado pela empresa Cimed Indústria de Medicamentos Ltda., de São Paulo (SP). Amostras desses lotes apresentaram resultados insatisfatórios quanto aos ensaios de teor de captopril dissulfeto e uniformidade de conteúdo do princípio ativo.
Também foi interditado o lote nº 211077 (validade 05/2007) do analgésico Dipirona Sódica, marca Dipidor, produzido pela empresa Laboratório Industrial Farmacêutico Sobral, de Floriano (PI). Os resultados dos ensaios de determinação de pH e de aspecto não foram satisfatórios, de acordo com laudo da Fundação Ezequiel Dias.
Foi interditado, ainda, o lote nº 36AG05 (validade 02/2007), do antibiótico Benzilpenicilina Benzatina 1.2000.000 U.I., pó, marca Itazil, fabricado pela empresa Laboratório Itafarma Ltda., de Anápolis (GO). A cor e o odor do medicamento não estavam de acordo com o informado pelo fabricante.
Todos os lotes estão interditados por 90 dias, período em que as empresas têm direito à contraprova dos laudos oficiais. Durante esse prazo, os lotes não podem ser vendidos nem consumidos.
Suspensão - A Anvisa também suspendeu cautelarmente o comércio e o uso, em todo o país, do lote nº 63011 (validade 03/2007) do medicamento Cloridrato de Dobutamina 250mg (Dobutamil), ampola, fabricado pela Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda., de Anápolis (GO). A dobutamina é indicada para aumentar a força de contração do coração na insuficiência cardíaca aguda.
Segundo laudo do Laboratório Central de Santa Catarina, nos lotes analisados, o medicamento apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, com a presença de partículas não identificadas.