Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
evidências técnicas e científicas

Anvisa começa a receber informações sobre cigarro eletrônico

Agência Brasil
12 abr 2022 às 09:07

Compartilhar notícia

- Divulgação Ministério da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) começou nesta segunda-feira (11) a etapa de participação social no processo que analisa o consumo de cigarros eletrônicos. Nesta fase, a Anvisa vai receber evidências técnicas e científicas sobre esses produtos, também conhecidos como DEF  (Dispositivos Eletrônicos para Fumar).


O objetivo da agência é reunir informações a favor e contra o uso do cigarro com fundamentação científica, fornecidas por pesquisadores e instituições, para embasar decisões futuras envolvendo a comercialização e o uso desses produtos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Logo após a abertura do processo pela Anvisa, a SBPT  (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), já se posicionou veementemente contra a liberação dos cigarros eletrônicos. Para a entidade, eles são uma ameaça à saúde pública. O médico pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT, explicou que existe uma falsa crença entre os usuários de que a fumaça não faria mal à saúde, porque seria apenas vapor d'água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas

Imagem de destaque
País livre da doença

Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos

Imagem de destaque
Orientação e educação

Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina



O médico da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia também alertou que os cigarros eletrônicos têm um grande apelo entre os jovens, aumentando o índice de novos fumantes no país.


A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também se posicionou contra a liberação dos cigarros eletrônicos, e está promovendo um abaixo-assinado sobre o tema.



Atualmente, a resolução em vigor da Avisa proíbe a importação, comercialização e a veiculação de propaganda desses produtos em todo o país. A coleta de informações da agência sobre os dispositivos eletrônicos para fumar vai até o dia 11 de maio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo