Que alongamentos são imprescindíveis antes de começar qualquer atividade física, todos já sabem. Capazes de aumentar a flexibilidade, facilitar a mobilidade e prevenir lesões durante os exercícios, os alongamentos podem também ser realizados nas plataformas vibratórias, aparelhos capazes de potencializar seus resultados.
Alexandre Giraldi, educador físico da Techno Training – empresa pioneira no desenvolvimento de plataformas vibratórias no Brasil e a única no país a fabricar estes produtos com selo INMETRO – diz que um dos maiores benefícios de alongar-se nas plataformas é a maior amplitude de movimentos que o aparelho proporciona. "Os movimentos ficam mais completos e os benefícios são intensificados", explica.
Adriana Pereira, educadora física da Persona Fisioterapia Estética, de Curitiba (PR), complementa e diz que os exercícios de alongamento, quando realizados com auxílio das plataformas, podem ser muito úteis na preparação para uma sessão de exercícios cardiovasculares. "São também ótimos para quem quer apenas relaxar após um dia difícil", conta. A educadora afirma também que os iniciantes devem usar as plataformas em níveis de intensidade e amplitude mais baixos, e aumentar com o passar das aulas.
Ainda segundo Adriane, alguns cuidados podem ser tomados para que essa modalidade de exercício seja realizada de forma mais eficaz. "Eu oriento que o aluno não permaneça na plataforma com as articulações estendidas; somente sentado com as articulações estendidas", ensina. "É extremamente benéfico combinar o treino na plataforma com um exercício cardiovascular, como, por exemplo, fazer exercícios de alongamento na plataforma vibratória antes de uma sessão de exercício cardiovascular", completa.
Augusto Köech - Lide Multimídia