Notícias

Aferir pressão nos dois braços pode prever AVC e infarto

13 mar 2014 às 15:58

Um estudo do Hospital Geral de Massachussets (EUA) afirma que aferir a pressão arterial em ambos os braços pode identificar propensão a acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa realizou o procedimento em cerca de 3,4 mil pessoas na faixa etária de 40 anos ou mais e constatou que, em geral, a diferença da pressão arterial nos braços foi de cinco pontos. No entanto, em 10% desses pacientes, a diferença foi de 10 pontos ou mais.


Após esta fase, o grupo que apresentou maior diferença na medição arterial foi acompanhado durante 13 anos. Notou-se que a possibilidade de sofrerem ataque cardíaco ou AVC era 38% maior.


De acordo com os médicos, a discrepância nos números da pressão podem indicar uma possível artéria obstruída. Logo, se as do braço estão comprometidas, as do cérebro e do coração também podem estar.


Os médicos ainda ressaltam que não está claro se uma intervenção precoce preveniria, de fato, ataques cardíacos ou AVCs. O que se sabe é que este diagnóstico pode motivar os pacientes a levarem uma vida mais saudável, com mais exercícios físicos, menos estresse e menor consumo de álcool.

(Com informações do Portal Terra)


Continue lendo