Uma criação inovadora promete mudar a vida de muitos pacientes, especialmente dos que sofrem de Mal de Parkinson. Chamado de adesivo inteligente, o produto foi desenvolvido por pesquisadores da Coréia do Sul e publicado pela revista "Nature Nanotechnology".
O adesivo é feito de nano materiais flexíveis e mede cerca de duas polegadas. Ele é ativado pelo calor do corpo, possibilitando a monitoração da atividade muscular e liberação de medicamentos.
O paciente não precisará se preocupar com horários e doses dos medicamentos, pois os sensores são capazes de determinar o momento e a quantidade correta a ser aplicada. O remédio é absorvido na pele.
A criação é um projeto promissor, em especial para os pacientes que sofrem de Mal de Parkinson. Por conta dos tremores constantes, o adesivo pode liberar o medicamento na hora para aliviar o problema.
Os pesquisadores estudam, a partir de agora, um dispositivo que permita acessar o adesivo por meio de uma conexão sem fio. Assim, o médico poderá ser alertado sobre o quadro do paciente e deverá indicar a medicação adequada. A previsão é de que o produto esteja disponível no mercado daqui a cinco anos. (Com informações do G1).