A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ricardo passará a atender pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19, juntamente com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sabará e o PA (Pronto Atendimento) do Leonor, durante os finais de semana. O atendimento iniciará neste sábado (5). A medida é para reforçar a rede de antendimento, segundo a prefeitura.
O último boletim sobre a Covid-19 em Londrina indicou 1.630 casos ativos da doença. A média de casos mantém alta desde janeiro principalmente por conta da variante ômicron, que possui uma capacidade superior de transmissão.
Por conta disso, Londrina conta também com o Disque-Coronavírus, consultas em telemedicina pelo telefone gratuito 0800-400-1234. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para triagem e agendamento de pacientes com exames positivos de Covid-19 e que não possuem sintomas ou estão com quadros leves.
Leia mais:
Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam em cinco anos
Redes de fast food não planejam retirar cebola do cardápio no Brasil
Organizações elaboram carta para Unesco por justiça racial na educação
Doença do Maguila também pode ser causada por violência doméstica, diz médico
O objetivo é desafogar as unidades de atendimento presencial, já que os médicos poderão prestar as orientações à distância. Após a confirmação de que o paciente possui um laudo de exame com resultado positivo, é feito o agendamento da teleconsulta, na qual o médico da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) repassa as informações do período de isolamento, fornece o atestado médico e prescreve a medicação para alívio dos sintomas, se necessário.