Notícias

83% dos homens com câncer na cabeça e pescoço são fumantes

14 mar 2014 às 14:43

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), 83% dos homens que têm câncer na cabeça ou no pescoço têm ou tinham o hábito de fumar.

Dentre todos os pacientes analisados, 75% são homens, 60% do total desenvolveram câncer na boca e 40% na faringe ou laringe.


De acordo com Marco Aurélio Kulcsar, responsável pela Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, além do cigarro, o consumo de álcool também interfere diretamente no surgimento dos casos, atingindo 60% dos pacientes.


Em 2013, segundo Marco Aurélio, o Instituto realizou por volta de 3,5 mil consultas e, embora os tumores sejam visíveis, muitas vezes os sintomas ainda passam despercebidos


Sintomas e prevenção


Os tumores de cabeça e pescoço atingem áreas responsáveis pela fala, respiração, paladar, deglutição e outras funções.


Os sintomas mais comuns são manchas brancas na boca, úlceras e feridas, nódulos no pescoço por mais de duas semanas, dificuldades para engolir e rouquidão persistente.


Por ser relacionada a hábitos e estilo de vida, o potencial de prevenção da doença é alto. Cortar o tabaco, o álcool e melhorar a dieta são medidas importantes.


Os médicos indicam exames regulares na boca, pois quando o câncer é identificado precocemente, as chances de cura chegam a até 80%.

(Com informações do Portal Terra)


Continue lendo