Para estimular o corpo a produzir um número maior de anticorpos e garantir a proteção desejada contra a Covid-19, todas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina precisam ficar atentas para a aplicação da segunda dose. O intervalo de aplicação entre doses é de até 28 dias no caso da vacina CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan) e de três meses para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).
Em comparação com uma semana atrás, o número de pessoas que não agendaram a vacina no site da Prefeitura de Londrina diminuiu consideravelmente, mas ainda há 500 cadastros sem o registro da segunda dose. Destes, 300 são idosos e 200 são profissionais da área de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, diz que ainda não há um entendimento consolidado pela pastaa sobre essas ausências, mas ele comenta que situações como a falta de acesso à internet ou outras dificuldades no agendamento são improváveis. "Nós temos os locais com todo o suporte para ajudar o público-alvo, especialmente os idosos. Nos centros de convivência e nas escolas, eles conseguem ter acesso à internet, tirar dúvidas", diz.
Leia mais na Folha de Londrina.