Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Técnica para pacientes idosos

Hospital de Arapongas realiza procedimento cardíaco pioneiro no Sul do Brasil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 fev 2023 às 13:27

Compartilhar notícia

- Divulgação/Honpar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Honpar (Hospital Norte Paranaense), localizado em Arapongas, no Norte do Paraná, realizou um procedimento pioneiro no mês de fevereiro: a implantação da TAVI Vênus, um implante percutâneo de prótese aórtica, capaz de recuperar a válvula comprometida do paciente em até 99% do tamanho original. 


A equipe do cirurgião Francisco Gregori esteve à frente do trabalho, com o procedimento realizado pelo cirurgião cardiovascular Alexandre Murakami. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Tavi Vênus é mais barata que as TAVIs utilizadas atualmente e é indicada para pacientes mais idosos, onde a tecnica convencional não é recomendada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná

Imagem de destaque
Clínica e Pediatria

Hospital Zona Sul de Londrina vai ter primeiro programa de residência médica

Imagem de destaque
Para crianças e adolescentes

Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo


É um procedimento menos invasivo, feito pela virilha, com anestesia local onde a prótese é levada até o coração por meio de um cateter e liberada no local da válvula aórtica doente. 

Publicidade


A técnica ocorre em 5% dos pacientes com mais de 75 anos, e dificulta a saída do sangue o coração para a aorta, o que provoca sintomas como dor no peito, cansaço e até desmaios, sendo que a evolução não é positiva, aumentando o risco de morte para quem não trata.


O cirurgião cardiovascular Alexandre Murakami, responsável pelo procedimento, destaca que o paciente que recebeu o implante, tinha características específicas que não permitiam a implantação dos equipamentos que são comumente utilizados.

Publicidade


“Esse paciente tinha duas características inapropriadas para implantação das válvulas mais comuns. A primeira é que a válvula aórtica dele é bicúspide, ou seja, é uma válvula aórtica, que tem duas cúspides, popularmente conhecida como folhetos, as pessoas geralmente possuem três, assim como a maioria das TAVIs comercializadas. Além disso, ele tinha uma grande quantidade de calcificação, o que atrapalha na abertura das próteses. Como existiam esses problemas, optamos por utilizar a Vênus que é diferente das outras porque ela foi desenvolvida para atender justamente pessoas com essa característica e possibilita assim a utilização neste paciente específico”, destaca o cirurgião.


O médico aponta que essa válvula possui mais força radial, isso significa que é possível recuperar de maneira mais eficaz a válvula aórtica comprometida.

Publicidade


“Como ela tem mais força radial conseguimos recuperar quase a totalidade da válvula comprometida. No caso desse paciente, ele tinha apenas 0,8 centímetros de área valvar e o normal da válvula aórtica varia entre 2,5 e 2,9 centímetros, para ele conseguimos fazer com que a válvula passasse a ter 2,8 centímetros, trazendo maior qualidade de vida ao paciente que deixa de ter problemas relacionados a esse comprometimento", revela o profissional.


Essa prótese específica, além de permitir a utilização em pacientes mais idosos, que teriam tratamentos paliativos com o uso de medicação, têm uma característica que provavelmente irá popularizar o seu uso no Brasil, que é o custo mais acessível.

Publicidade


“Essa válvula que é de tecnologia israelense, mas que é produzida na China, custa em média 65 mil reais, enquanto as outras custam mais de 100 mil reais. Com essa característica é provável que seu uso seja popularizado em breve no país”, comenta o cirurgião.


O médico chama a atenção para o lugar de destaque que o Honpar tem hoje na área de cardiologia a nível de Brasil.


“O nosso hospital está num seleto grupo de hospitais no Brasil que é referência para tratamento de problemas no coração. Aqui temos uma estrutura completa e um excelente quadro de profissionais que possibilita qualidade para o paciente”, finaliza.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo