Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A famosa "pressão alta"

Hipertensão arterial: saiba como prevenir e evitar complicações

Reportagem Local
26 abr 2024 às 12:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2023, 45% da população no Brasil apresentam hipertensão. O número de diagnósticos é alarmante e cresce a cada ano, sendo que quatro a cada cinco pessoas com a doença no mundo não recebem o tratamento adequado. 


O desconhecimento pode acarretar problemas ainda maiores e, para combatê-lo, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conhecida como “pressão alta”, a doença crônica ocorre quando a pressão do sangue contra a parede dos vasos é grande. Isso acaba agredindo as artérias e faz com que elas fiquem mais estreitas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda!

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bilhões por ano

Imagem de destaque
Busque ajuda!

Entre jogadores, 5% já venderam alguma coisa para apostar, segundo Datafolha

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso


“A hipertensão é definida pela condição em que a pressão máxima fica em 140, ou 14, como as pessoas dizem, e a mínima em 90, ou 9. Então se a pessoa tem uma pressão mantida em várias vezes de 140 por 90 ou mais, estamos diante de uma pessoa com a doença”, pontua o cardiologista Evander Moraes Botura, do Hospital Evangélico de Londrina.

Publicidade


O especialista ressalta que a hipertensão pode acarretar graves complicações. “No cérebro, a hipertensão é a principal causa de sangramento cerebral, e também provoca trombose cerebral. Além disso, a hipertensão atua nos dois tipos de AVC, o que ocorre por sangue e o causado pela trombose. Nos olhos, a doença diminui o calibre dos vasos, e com isso a acuidade visual cai. Também pode haver sangramento da retina, que é o fundo do olho", detalha. 


No coração, a hipertensão provoca o aumento de tamanho para gerar mais força. No isso funciona, mas depois o aumento acaba em falência do músculo, que é sobrecarregado. Em relação aos rins, é a segunda maior causa de perda renal no Brasil e no mundo. Nas pernas, ela contribui para o surgimento de trombose”, acrescenta Botura. 


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Hipertensão arterial: como prevenir e evitar complicações
Saiba mais sobre a hipertensão arterial, suas causas, consequências e formas de prevenção. Confira dicas de especialistas e medidas para combater a doença.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo