Corpo & Mente

Vista pode atrapalhar na concentração de crianças

14 nov 2009 às 18:02

No Dia Nacional da Alfabetização, comemorado hoje (14), especialistas alertam que dificuldades para aprender a ler e escrever podem estar relacionadas a problemas de vista. Segundo o último Censo Escolar do Ministério da Educação, feito em 2006, havia mais de 5,5 milhões de alunos em processo de alfabetização, dos quais 53,5 mil com baixa visão.

A médica do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) Doroteia Matsuuga disse que os problemas de visão mais comuns são a miopia, quando a criança não enxerga bem de longe, a hipermetropia, quando a pessoa não consegue ver de perto e o astigmatismo, quando a pessoa vê os objetos como se estivessem fora de foco. As crianças que têm deficiências na visão normalmente são agitadas em sala de aula, não conseguem se concentrar e chegam bem perto do quadro ou do livro para poder enxergar.


"A criança que não está enxergando bem ela passa por uma limitação no aprendizado. São crianças que vão ter mais dificuldade de concentração, de entender o que a professora fala, por isso a falta de visão dificulta muito o aprendizado."

De acordo com os dados do Ministério da Educação, a Região Nordeste tem o maior índice de crianças em idade de alfabetização – 1,8 milhões. Desse total, 25 mil apresentam problemas de visão. Em seguida está o Sudeste com 14 mil estudantes com baixa visão, num universo de 2,2 milhões.


Continue lendo