Corpo & Mente

Uso incorreto de megahair pode provocar queda de cabelo

17 out 2011 às 16:15

Ter cabelos compridos, bonitos e bem tratados é o sonho de consumo de várias mulheres. A preferência masculina nesse quesito também recai sobre esse comprimento dos fios, que geralmente deixa a ala feminina mais sexy e autoconfiante no seu poder de sedução.


Para concretizar o desejo de longas madeixas de forma mais rápida, cada vez mais mulheres lançam mão de um método artificial que virou febre nos salões de beleza, o alongamento de fios, mais conhecido como megahair. O método custa caro, leva várias horas para ficar pronto e, ao se optar pelo procedimento, é importante saber qual o melhor método para preservar o couro cabeludo de ferimentos ou não comprometer a boa saúde dos fios. Isso porque, a técnica de aplicação do megahair tem sido questionada por especialistas da Sociedade Britânica de Tricologia quanto à influência na degradação dos fios.



"O uso do megahair pode causar calvície traumática – resultada de lesões consecutivas, por conta da escovação para desembaraçar os cabelos. O problema pode começar quando os fios naturais caem em grande quantidade e não voltam a nascer devido a lesões no couro cabeludo", alerta Samar Mohamad El Harati, dermatologista do Hospital São Luiz. Para tentar evitar esse aborrecimento, ela recomenda o método de apliques feitos com fivelas, menos prejudiciais aos cabelos por serem removíveis. Os que utilizam cola para unir os fios artificiais aos naturais não são recomendados por aumentar as chances de embaraços.



A escolha de um profissional competente para fazer o procedimento é fundamental para garantir bons resultados, mas a especialista recomenda o uso de menor quantidade possível dos fios artificiais. "É a forma de tentar preservar ao máximo a vitalidade dos fios naturais. Enquanto se faz uso do alongamento é preciso atenção especial como fazer hidratação frequente, além de evitar a utilização excessiva de secadores, chapinhas, químicas, exposição ao vento e dormir com os cabelos molhados para diminuir o risco de nós, quebra de fios e a queda", alerta.


O resultado visual da aplicação do megahair costuma ser deslumbrante, mas é importante saber que o artifício não deve ser usado por longos períodos ininterruptos para não estragar o cabelo natural. Dra. Samar avisa que, ao primeiro sinal de alteração nos fios ou couro cabeludo, é importante buscar ajuda de um especialista para tratar o problema o mais rápido possível (com saudeempautaonline).


Continue lendo