O reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, e o presidente do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), médico Celso Fernandes Junior, assinam convênio de cooperação nesta quinta-feira (4), às 15 horas, na reitoria, para desenvolvimento de trabalhos conjuntos. A entidade vai construir sede própria em terreno próximo ao Aeroporto de Londrina para auxiliar em diversas áreas as pessoas atendidas no Instituto do Câncer.
A UniFil já colabora com a elaboração do projeto arquitetônico da futura unidade do CAPC, numa ação de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Quando a sede estiver pronta, a intenção é envolver estudantes em programas de estágios para atendimento de pacientes nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, Psicologia, Estética e Cosmética, Teologia e outras graduações.
"Os alunos dos cursos de saúde podem colaborar nos cuidados preventivos, nas terapias, nas dietas, na recuperação pós-operatória e em diversos outros aspectos que exigem atenção especial a pacientes com câncer. Muitas pessoas também precisam de tratamentos estéticos e de conforto psicológico e religioso no enfrentamento da doença. A atuação no CAPC será um novo campo de aprendizado, de prática profissional e também de solidariedade", destaca a professora e enfermeira Damares Biazin, assessora pedagógica da UniFil.
Outra possibilidade aberta com o convênio é a participação de alunos da UniFil em investigações científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública, que já é parceira do CAPC.