Capacitar profissionais de saúde e outras áreas para difundirem e ensinarem técnicas corretas de amamentação e os benefícios para os bebês e as mães. É o enfoque da primeira pós-graduação do Brasil em Aleitamento Materno, lançada pela UniFil com início das aulas programado para 18 de setembro. O curso de especialização já tem alunos inscritos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Norte do Paraná.
Além de assuntos relacionados à saúde, a pós-graduação aborda questões legais, direitos das mães, políticas públicas de incentivo, programas de apoio em empresas e outros temas. "O conteúdo passa por anatomia, fisiologia, lactação, técnicas de auxílio às mães, como superar problemas precoces e evitar consequências de bico artificial, alimentação complementar, aspectos nutricionais, legislação, erro médico e até violência obstétrica", informa a professora Cristiane Gomes, uma das coordenadoras do curso.
Segundo ela, as mulheres querem amamentar mas enfrentam obstáculos como falta de apoio e de orientações corretas. "Profissionais que trabalham com mães e bebês precisam estar preparados. Existem muitos mitos a ser superados", comenta. Um dos exemplos: se o bebê chora, o leite materno é fraco. "O choro é a comunicação da criança com o mundo exterior. Nada tem a ver com qualidade do leite", explica. Outro: dar de mama no peito é dolorido. "Com a posição correta do bebê e a pega certa do bico do seio, a mãe não tem dor", ressalta.
Cristiane Gomes está entre os 66 profissionais no País com título de consultor internacional em amamentação, aprovada pela International Board os Lactation Consultant Examiners (IBLCE) - órgão reconhecido mundialmente como principal certificador de especialistas em aleitamento e cuidados com amamentação. Fonoaudióloga, tem doutorado em Pediatria e pós-doutorado em Saúde Coletiva.
Outro coordenador é o médico Marcus Renato de Carvalho, mestre em Saúde Pública e professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também consultor da IBLCE, publicou o livro "Amamentação: bases científicas", edita o portal www.aleitamento.com e é uma das principais referências do Brasil no tema.
Para mais informações e inscrições www.unifil.br/posgraduacao, email matriculas.natally@unifil.br ou (43) 3375.7680.