Corpo & Mente

Tratamento da água ajuda no combate da pneumonia

19 ago 2010 às 16:52

A bactéria Legionella Pneumophila é causadora de pneumonias de conseqüências graves, atingindo pulmão e outros órgãos do sistema respiratório. Os sintomas podem aparecer de diversas maneiras, febre alta e tosse seca são as mais comuns, mas também ocasiona expectoração, diarréia, dores de cabeça, dores musculares e dificuldades respiratórias.

Os meios de transmissão da doença acontecem através de partículas de água contaminada. Estas partículas podem estar presentes em alguns sistemas que apresentam risco a saúde, como por exemplo: torres de resfriamento, ar condicionado, chuveiros, fontes decorativas, piscinas, SPA, processos industriais, bebedouros ou qualquer outra técnica que se utilize água que não seja devidamente tratada.


Felizmente o contágio entre pessoas não ocorre, o que facilita o tratamento dos doentes, mas ainda assim 1 em cada 20 mil pessoas está ou esteve contaminada, e sua mortalidade já atinge 12% . Os tratamentos ocorrem por meio de antibióticos, porém a maneira mais segura seria a prevenção.


Uma análise de risco é fundamental em indústrias, condomínios comerciais, hospitais, hotéis, shoppings, residências, spas e em qualquer instalação que possa gerar aerossol e contaminar pessoas.

Algumas empresas, se preocupam com a saúde geral e desenvolvem eficazes sistemas de tratamentos de águas e efluentes, além de assistência técnica especializada que visa verificar o perfeito controle e tratamento preventivo; coletar amostras de água dos sistemas para analise em laboratórios, envio de relatórios com resultados de analises de água, transmitindo as condições do tratamento e os orientações técnicas necessárias, fazendo assim com que as águas fiquem mais puras, limpas e próprias para o consumo (com Notícia Expressa).


Continue lendo