A tecnologia em benefício da saúde está em alta. A Philips vem investindo em soluções para consumidores finais. No evento de eletrônicos IFA 2014, ela demonstrou dois produtos controláveis por smartphone, o BlueTouch e o PulseRelief.
O BlueTouch é uma cinta que estimula a musculatura das costas por luzes LED azuis. Segundo a Philips, as luzes estimulam a concentração de óxido nítrico do próprio corpo. Isto faz aumentar o fluxo sanguíneo na região. Com mais sangue, há mais oxigênio e nutrientes, acelerando os processos metabólicos de recuperação. Pelo aplicativo, o usuário escolhe os programas de tratamento, intensidade e duração. A empresa garante um ganho terapêutico de cerca de 50%. Vale mencionar que a empresa já comercializa nos Estados Unidos um produto parecido, chamado goLITE BLU, sem o controle remoto.
O PulseRelief, o mecanismo é a estimulação nervosa transcutânea por meio eletrônico (TENS, em inglês). Na prática o dispositivo aplica pequenas descargas elétricas na pele (com foco nos nervos). O pulso elétrico ajuda o corpo a interromper o aviso de dor ao cérebro e estimula a liberação de endorfina (sensação de bem estar e ação analgésica).
O resultado é um tratamento eficiente para dor músculo-esquelética crônica, seja leve ou moderada. São 60 formas de variar a intensidade e a frequência do pulso, via aplicativo. Há desenhos explicativos para você fixar o dispositivo na região correta.
O PulseRelief começa a ser vendido na loja online dos Estados Unidos agora em Setembro e o BlueTouch chega no mês seguinte. Ainda não há informações sobre o preço.
(Com informações info exame)