Estudos científicos internacionais comprovam que a meditação pode trazer inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Maior concentração, criatividade, organização, desenvoltura na comunicação, desempenho no trabalho, alívio de estresse, depressão e ansiedade, melhor relação com o alimento e controle do peso estão entre os pontos positivos da técnica. Mas em tempos de agitação, nervosismo e correria, estar disponível para o método da contemplação todos os dias?
Rita Kawamata é instrutora de mindfulness - técnica oriunda da tradição budista, mas adaptada para o homem moderno e que consiste em focar a atenção no momento presente.
Veja algumas dicas para aplicar a metodologia no seu dia.
- Ao acordar, sorria!
Mesmo antes de iniciar as atividades do dia, podemos trazer um bom estado mental logo ao abrir os olhos de manhã. Ao acordar, lembre-se de um motivo para sorrir.
- Saia do piloto automático
Procure cultivar presença e atenção fazendo as mesmas coisas de todos os dias de maneiras diferentes: desde o caminho para o trabalho até a forma como coloca os alimentos no prato. Mude a rotina e treine sua mente para o novo!
- Ao ouvir, apenas ouça
Durante as conversas, podemos treinar uma escuta atenta e empática, procurando apenas ouvir, abrindo mão do hábito de interromper, completar, antecipar o que o outro nos diz.
- Três respirações conscientes
A qualquer momento, em que você se sentir disperso ou ansioso, procure se lembrar da respiração. Ela está sempre disponível para ajudá-lo a voltar para o momento presente, percebendo seu corpo.
- Livre-se de julgamentos
Evite alimentar o hábito da reclamação e da crítica, tanto dos outros como de nós mesmos. Assim, treinamos abertura, reconhecimento das coisas como são e preservamos um estado mental positivo e mais relaxado. O resultado pode ser surpreendente!
- Mantenha-se presente no seu corpo
Ao andar de um lugar a outro, ao se alimentar ou mesmo ao trabalhar, traga a atenção para seu corpo, procurando notar o que chama sua atenção naquele momento. Aproveite para exercitar a equanimidade, acolhendo tanto as sensações boas como as neutras e as desagradáveis com a mesma curiosidade.
- Conectando-se com a comida
O alimento não surge miraculosamente no prato. Antes de chegar a você, ele foi cultivado ou criado, em contato direto com diversos seres vivos e diferentes elementos, passou por mãos trabalhadoras, viajou por distâncias longas ou curtas, foi preparado para ser consumido. Como podemos honrar todo esse processo ao nos alimentarmos?
- Uma coisa de cada vez
Pesquisadores têm alertado que o multitasking (fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo) não é funcional. Nosso cérebro se concentra em apenas uma função de cada vez, mobilizando energia e realizando vários processos para cumpri-la. Se fizermos várias coisas ao mesmo tempo, nosso foco fica alternando rapidamente entre elas. Isso gera gasto de energia e tempo. Fazer uma coisa de cada vez otimiza a vida.
- Escolhas conscientes
Sempre que o estresse parecer tomar conta do seu dia, lembre-se de que fazemos escolhas a todo momento. Desde a roupa que usamos até o estilo de vida que levamos, o modo como lidamos com trabalho, estudos e amigos. Você tem consciência das escolhas que faz todos os dias? Elas o ajudam a ter uma vida mais significativa?
A essência de mindfulness nos ajuda a estar em cada momento da vida com mais presença e assim aproveitá-la em plenitude. A felicidade está disponível nas coisas simples, mais do que em sonhos mirabolantes, impossíveis de serem realizados.