Corpo & Mente

Síndrome pós-férias é comum nos ambientes de trabalho

04 mar 2011 às 16:36

Síndrome pós-férias ou depressão pós-férias é um grupo de sentimentos negativos que pode atacar profissionais dos mais variados setores. Desânimo, irritação extrema, tristeza, apreensão e outros sintomas – juntos ou separados – compõem o quadro, cada vez mais comum nas corporações.

Uma pesquisa da ISMA – BR (International Stress Management Association no Brasil, feita com 540 profissionais das cidades de Porto Alegre e São Paulo mostrou que, na faixa dos 25 aos 60 anos, 23% dos executivos são afetados pelo problema. "Os Florais de Bach originais, por não terem contraindicação, são ideais para o tratamento natural dos quadros depressivos como estes", recomenda Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e educadora na área.


Se voltar ao ritmo natural de trabalho após as férias é natural, ficar desanimado não o é. Para quem se percebe desanimado, GENTIAN é o floral indicado. Segundo a terapia do Dr. Bach, Gentian é indicado para quem se desapontou frente a um obstáculo (que, nesse caso, é a volta ao cotidiano). É, também, a essência do encorajamento, do resgate da fé – não necessariamente a fé religiosa, mas a fé na vida, na conquista. É adequado para os desanimados e sem interesse após uma atividade; para quem sente melancolia, desinteresse ou depressão e quando falta coragem diante de um obstáculo. Se o problema é falta de energia para lidar com a rotina, HORNBEAN dá ao indivíduo forças para continuar.

Há casos em que a simples ideia de voltar ao trabalho deixa o profissional doente. Essa apreensão em pensar em retornar para a pressão do dia-a-dia é tratada com o floral ASPEN, que trata sentimentos como medos vagos, pressentimentos e presságios ruins, além de combater a ansiedade sem razão clara e o desespero.


Os quadros de ansiedade podem ser trabalhados com a ajuda do RESCUE REMEDY, a essência do resgate, um composto de cinco florais que atua em casos de ansiedade, desespero, nervosismo, estresse e quadros de pânico. Já quem não consegue se concentrar no trabalho e precisa de foco deve optar pelo CLEMATIS, que promove a concentração e traz o profissional de volta ao foco do seu trabalho.


A angústia, a culpa e até a raiva estão presentes nos quadros de depressão pós-férias. Para tratar cada um dos sentimentos há um floral específico: SWEET CHESTNUT para a angústia, porque é o floral que trata desde o sentimento leve de angústia até os quadros mais graves do problema que leva ao desespero; PINE é o floral para quem sente culpa por não estar feliz no trabalho e HOLLY vem ao auxílio dos que sentem raiva por terem de trabalhar após um período de férias.

Nos momentos em que é necessária a readaptação ao trabalho, WALNUT pode ajudar. Trata-se da essência para quem precisa encarar uma nova situação – mesmo que ela já tenha sido vivenciada anteriormente (com Em Pauta Comunicação).


Continue lendo