Corpo & Mente

Sensação de peso e cansaço nas pernas é sinal de má circulação

20 fev 2020 às 09:21

Comumente, as pessoas costumam se queixar de dores nas pernas. Essa queixa pode ser muito mais do que uma simples dor ou cansaço, podendo ser um problema de circulação sanguínea. Por isso, é importante consultar um médico para evitar problemas maiores, como as varizes.

As varizes representam grande parte dos problemas de circulação. Elas, nos membros inferiores, são a principal causa para a sensação de peso e cansaço nas pernas. Pessoas que permanecem muito tempo em uma mesma posição tendem a sentir mais isso, pois o sangue fica acumulado nas pernas.


Indicativo no Brasil


Segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), estudos mostram que há uma prevalência média de 38% na população geral brasileira em relação às varizes. No entanto, a maior taxa de casos se concentra nas mulheres, com 45%, enquanto 30% dos homens são atingidos, levando em consideração todas as faixas etárias. Ainda segundo a SBACV, quanto mais idoso, maiores são as chances de ter varizes, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos apresentam o problema.


Diversos são os fatores para o desenvolvimento das varizes. Os maiores, no entanto, são: predisposição genética, sexo feminino - com uma proporção de até 2,3 para um homem -, idade mais avançada, obesidade e quantidade de gestações que uma mulher teve.


Cuidados


Ao sentir constantemente a sensação de peso e cansaço nas pernas, o ideal é que todos procurem um médico. No entanto, pessoas que já tenham uma predisposição ou fatores de risco para o desenvolvimento das varizes devem ficar ainda mais atentas e buscar atendimento médico com urgência.


Ademais, a prevenção é um dos melhores remédios para combater as varizes. Por isso, existem alguns cuidados para desenvolver no dia a dia e incluir na rotina, especialmente para pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em pé e para quem realiza viagens muito longas.


Para favorecer o bombeamento do sangue e manter a circulação ativa, é recomendado realizar exercícios com os pés, levantando e abaixando-os para contrair a panturrilha. Além disso, levantar da cadeira periodicamente, para fazer pequenas caminhadas pelo escritório, por exemplo, também colabora para a contração dos músculos das pernas.

Quando prescrita por um profissional, a meia de compressão tem a função importante de aliviar os sintomas e prevenir as varizes, pois promove mais conforto e previne o inchaço nas pernas.


Continue lendo