Na próxima quarta-feira (2), será aberta a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada dos dias 1 a 7 de agosto, com o tema "Amamentar: Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você". A cerimônia de abertura oficial irá acontecer às 8 horas, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizada na Rua Paris, 675, Jardim Piza.
Em Londrina as atividades da Semana são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma). O objetivo é promover o apoio multidimensional para possibilitar às mulheres o início e a continuidade da amamentação.
O público-alvo é formado por profissionais da área da saúde, que fazem abordagem direta à mulher que amamenta. Foram disponibilizadas 250 vagas, distribuídas entre as unidades de saúde e instituições que integram o Calma. Aqueles que desejarem receber certificado de participação no evento devem fazer inscrição no portal do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA-PML), no site, utilizando a chave de inscrição SMAM0208-2017.
Após o cadastro no AVA-PML, o interessado deverá acessar o seguinte caminho para fazer a inscrição: Saúde – Materno Infantil – Cursos presenciais: materiais e certificação 2017 – Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do AVA-PML pelo telefone 3372 4567.
Programação
O principal evento da cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será, às 8h30, uma apresentação da tese de doutorado "Representação Social de mulheres doadoras de leite humano", de autoria da enfermeira doutora Márcia Benevenuto, integrante do Calma.
Na sequência, das 10 às 12 horas, haverá a atividade de Cinema e Psicanálise com exibição do filme "Julieta", de Pedro Almodóvar. O longa-metragem destaca a complexidade da relação mãe-criança, na qual o período do aleitamento materno está inserido. Após o intervalo para almoço, às 13h30 haverá uma palestra, com discussão sobre o filme, conduzida pelo médico e psicanalista Marcelo J. Castro.
Mais tarde, às 15h30, será realizada uma mesa redonda, com o tema "Implantação da Nota Técnica nº 001/2016 CALMA/DAPS/SMS sobre o Uso de Complementação em Recém-Nascidos a Termo Saudáveis Amamentados". A nota técnica foi implantada pela Secretaria Municipal de Saúde, e está em fase de implementação nas instituições de saúde. Ela orienta os serviços de saúde de Londrina sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para os recém-nascidos e auxilia na organização dos serviços de assistência à mulher que amamenta.