Corpo & Mente

Selfies aumentam procura por rinoplastia, diz especialista

19 mar 2019 às 17:40

Um estudo da Academia Americana de Cirurgiões Plásticos descobriu a real motivação dos seus pacientes que fizeram rinoplastia em 2017. O resultado foi que 55% dos procedimentos feitos naquele ano haviam sido motivados pelo desejo de sair melhor em selfies. Mas não é só para ficar bem na foto. A cirurgia é realizada também para harmonizar o rosto ou por questões de saúde. No entanto, antes de se submeter a técnica, é necessário avaliar os riscos. Especialista na técnica, o otorrinolaringologista Guilherme Scheibel diz que se não forem tomados os devidos cuidados, o resultado pode ser desastroso.


"Esse é um tipo de procedimento complicado. É preciso ter o máximo de cuidado ao mexer no rosto de alguém. Os pacientes normalmente passam por uma psicóloga no pré-operatório. E se o resultado não for o que eles esperam, a cirurgia que seria um benefício, pode ter um impacto muito grande principalmente na autoestima. Além de ser uma cirurgia arriscada. A rinoplastia não vem sendo executada de maneira correta e por isso é a cirurgia que mais possui casos de reoperação", pondera o médico.

Para desmistificar a cirurgia para o público o médico criou um perfil no Instagram. "Eu não quero guardar essas técnicas. Eu aprendi, o resultado é significativo para mim e para os pacientes, então, por que não ensinar aos colegas de profissão? É um avanço enorme para os que buscam esse tipo de cirurgia e para a medicina brasileira".


Continue lendo