A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 10 horas, uma palestra de conscientização do combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade será desenvolvida em uma empresa de transporte e encomendas localizada na Rua das Indústrias, 226, Jardim Cidadela, região oeste.
De acordo com a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, aproximadamente 65 colaboradores vão participar da ação, que visa intensificar os trabalhos educativos que o Município realiza em todas as áreas de Londrina para evitar a proliferação do mosquito. "Estaremos no local levando informações sobre os cuidados necessários de prevenção ao Aedes, os sintomas das doenças por ele transmitidas, com mostruário e larvário para apresentar o ciclo evolutivo do mosquito e materiais que simbolizam os possíveis criadouros do vetor", explicou.
Lucimara ainda reforçou que os agentes de endemias do Município seguem dando suporte às ações da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, que encerra nesta sexta-feira (31). Até o término da campanha, a equipe de Coordenadoria de Imunizações estará aplicando as vacinas contra dengue no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil. O horário de atendimento será das 9 às 17 horas. Para ser imunizado, basta apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Podem ser vacinados os jovens de 15 a 27 anos, que ainda não tomaram a primeira dose de imunização e aqueles que já receberam a vacina na primeira campanha, realizada em agosto do ano passado. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Números
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quarta-feira (29) o boletim semanal com os dados relacionados à dengue no município de Londrina. Em 2017, de janeiro até o momento, foram registradas 1.356 notificações referentes à doença. Deste total, foram confirmados 18 casos e descartados 842. Outros 496 casos estão em andamento e aguardam resultados de exames laboratoriais.
2º LIRAa
Na próxima segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde inicia os trabalhos de campo do 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. No primeiro levantamento realizado neste ano, em janeiro, foi registrado que, a cada 100 imóveis vistoriados na cidade, quatro apresentaram focos do mosquito. Dessa forma, o índice de infestação ficou em 4.1%. Em relação aos últimos quatro anos, dentre os levantamentos feitos na mesma época, 2017 foi o que apresentou o menor índice.