Corpo & Mente

Saúde confirma primeiro caso de febre chikungunya em Londrina

13 jan 2015 às 15:27

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta terça-feira (13) o primeiro caso de febre chikungunya em Londrina. Uma mulher de 44 anos apresentou sintomas da doença em novembro após retornar de uma viagem ao Caribe e Colômbia.

A 17ª Regional de Saúde informou que os exames necessários foram enviados em dezembro para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen). Na última quarta-feira (7), o resultado confirmou o diagnóstico de chikungunya na moradora de Londrina, que já havia iniciado o tratamento na rede particular.


Além da londrinense, a Secretaria Estadual lembrou que outros seis casos importados da doença já foram confirmados em 2014 nos municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Cascavel, Bituruna e Maringá.


A gerente de Vigilância Epidemiológica de Londrina, Sandra Caldeira, lembrou que a chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue. "Para prevenir os casos, a população precisa tomar cuidado com a água parada que possibilita os criadouros e a proliferação dos mosquito", ressaltou.


De acordo com ela, a febre chikungunya apresenta sintomas como febre e dores fortes nas articulações com necessidade de tratamento a longo prazo.


Dengue


De agosto de 2014 até segunda-feira (12), 518 casos de dengue foram confirmados no Estado com nenhum óbito. O dado revela uma redução de 18% em relação ao mesmo período anterior, entre agosto de 2013 e janeiro de 2014.


Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 na próxima sexta-feira (16).

(Atualizada às 16h29)


Continue lendo