Por que doar órgãos para transplante? A resposta está no centro da campanha pela doação de órgãos a ser realizada pela Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) de 21 a 26 de setembro. Com o slogan Doe Vida, Doe Órgãos, a campanha comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.
O objetivo principal da campanha é colaborar para a redução da fila de espera por um órgão para transplante em Londrina e no Paraná. Hoje, só na Central de Transplantes de Londrina, 714 pessoas aguardam por um órgão (dados da própria Central). A fila de espera no Paraná é de mais de 4.065 pessoas (dados de 30/agosto/09).
Informação aumenta doações - A importância das campanhas educativas pode ser comprovada pelos Dados da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da ISCAL. O número de doações triplicou no último trimestre de 2008, logo após a campanha do ano passado. De janeiro a setembro, foram 13 doações, uma média de 1,4 doação/mês. De outubro a dezembro, o número de doações subiu para 16, uma média de 5,3 doações/mês.
A campanha - Durante a semana, quem passar pelos quatro hospitais do grupo ISCAL receberá informações gerais sobre a doação de órgãos e transplante em atividades variadas como panfletagem educativa, palestra para comunidade e treinamentos para profissionais, além de banners e bexigas alusivas ao tema.
A abertura será na segunda-feira, dia 21, com panfletagem nos horários de visitas a pacientes de UTI no Hospital Santa Casa. A entrega de material informativo sobre doação e transplante será acompanhada de apresentação do Coral da ISCAL. A mesma atividade será realizada em dois horários – 10h50 no corredor das UTIs e às 11h45 na recepção central do hospital.
Na terça-feira, dia 22, às 14h45, será a vez dos visitantes de pacientes de enfermarias serem recebidos com orientações sobre doação e transplante e o Coral da ISCAL. A atividade será na entrada da rua Alagoas. O folder educativo responde as dúvidas mais comuns sobre o tema. (Veja no anexo).
Na quinta-feira, dia 24, às 19h30, haverá palestra aberta à comunidade. Respondendo à pergunta: Por que doar órgãos para transplante?, um profissional da Central de Transplantes de Londrina vai falar sobre aspectos gerais da doação e transplante, esclarecendo as dúvidas e mitos sobre o tema. A palestra será no Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, na avenida J.K., 1615, Londrina.
Durante a campanha, a CIHDOTT/ISCAL também fará reciclagem de conhecimentos sobre o tema para os profissionais da enfermagem da ISCAL e interessados. As palestras treinamento serão nos dias 23 e 25, no auditório da Santa Casa.