A situação é alarmante: 52,5% da população adulta no Brasil estão acima do peso e, sendo que 17,9% estão obesos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). O peso dos brasileiros é preocupante porque o aumento de peso está diretamente ligado a outras doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – principais causas de óbito no país.
A taxa de pessoas acima do peso cresceu quase 10% entre os anos de 2006 a 2014, como mostra a pesquisa. As pessoas que têm sobrepeso são especialmente: homens na faixa etária entre 35 e 64 anos e quanto menor a escolaridade, maior o índice.
O aumento do peso dos brasileiros, assim como observado em todo o mundo, está relacionado principalmente aos hábitos da vida moderna: má alimentação, sedentarismo e falta de cuidados com a saúde. A questão genética também pode contribuir. De acordo o Ministério da Saúde, se continuarmos com esses índices seremos o país mais obeso do mundo em 15 anos.
Segundo o IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ideal. Combater cedo o problema é fundamental, já que 80% das crianças que permanecem com sobrepeso na adolescência, mantêm essa condição na vida adulta , que além dos problemas de saúde têm que lidar com psicológicos e emocionais.
Objetivos
- Conscientizar a população sobre o sobrepeso e obesidade
- Educar sobre como evitar ganho de peso e como perder peso
- Oferecer avaliações gratuitas de saúde
- Peso, Altura, IMC e risco associado
- Circunferência Abdominal
- Distribuição Corporal – Bioimpedância
- Divulgar a farmácias como ponto de saúde
- Divulgar serviços farmacêuticos para gestão do peso (Perda de Peso)
No dia 13 de abril, das 8h às 10h, para encerrar a Semana da Obesidade, acontecerá uma aula no Aterro do Lago Igapó, com os participantes do Programa Feliz Idade, programa de atividades físicas que acontece semanalmente com clientes da terceira idade, que será aberto ao público. Lá, teremos aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde, distribuição de brindes, café da manhã saudável, entre outros.