Números da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. No estudo mais recente, de 2015, a totalidade de mortes envolvendo essas enfermidades alcançou 17,7 milhões, representando 31% das mortes registradas em âmbito global.
Abaixo, Renata Castro, médica cardiologista pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard e especialista em medicina esportiva, esclarece o conceito de infarto, listando causas, sintomas e fatores de risco - tópicos que podem a ajudar a salvar vidas. Confira:
O que é infarto?
É a falha de oxigenação em uma área do coração, gerando morte das células daquela região.
Qual é a causa do infarto?
A principal causa de infarto é o entupimento de uma das artérias coronárias – vasos responsáveis por levar sangue para o músculo cardíaco.
Por que ocorre o entupimento de artérias coronárias?
Esse entupimento ocorre por ruptura de uma placa de aterosclerose, ou seja, uma placa de gordura formada no interior do vaso.
Quais são as consequências do entupimento arterial?
Essa placa de gordura formada no interior do vaso dificulta a passagem de sangue e pode gerar os sintomas de angina (dor torácica) e cansaço, que, com frequência, ocorrem em pacientes com placas coronarianas.
Quais são os fatores de risco para a formação das placas de gordura?
A aterosclerose ocorre por processo multifatorial. Fatores como tabagismo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, hipertensão e diabetes. Fatores genéticos e o próprio envelhecimento também contribuem para a aterosclerose.
Como se prevenir?
Por todos esses fatores, é importante manter uma vida saudável e controlar os fatores de risco.