Corpo & Mente

Sabe o que é uma lente de contato dental?

16 mar 2017 às 16:07

O sonho de ter dentes brancos e bonitos tem levado muitas pessoas aos consultórios dentários em busca de uma estética. Para maior esclarecimento sobre o assunto, a professora Dr.ª em odontologia Maristela Lobo responde algumas questões

Por que as lentes de contato dentais se tornaram febre entre as celebridades?
Porque resultam em estética do sorriso de uma forma mais rápida, com alinhamento e clareamento dentais através das cerâmicas empregadas para este fim.


Qual o processo da lente de contato dental e quanto tempo leva o procedimento?
A lente de contato dental possui esse nome em função da finíssima espessura dessas restaurações de cerâmica (0,1 a 0,6 mm, dependendo da região do dente), além da maneira como são colocadas sobre os dentes, comparando-as com as lentes de contato oculares. Porém, as lentes de contato dentais podem exigir pequenos desgastes do esmalte dental, além de serem coladas de forma "definitiva" sobre os dentes. É um processo irreversível, que deve ser indicado com muita responsabilidade e critério.


O procedimento é uma necessidade ou tem como finalidade a estética bucal?
Ainda que tenha como finalidade a estética bucal, em muitos casos também é uma necessidade. Mas são casos específicos, nos quais o paciente tem um formato de dente que não lhe agrada, ou tem espaços entre os dentes. O paciente precisa estar com a boca saudável e a mordida (oclusão) estabilizada para que possa ser realizado esse tipo de tratamento.


Qual a diferença entre faceta e lente de contato dental?
As facetas diferem das lentes de contato pela espessura da cerâmica (facetas são mais espessas, variando de 0,6 mm a 1,5 mm) e também pela maneira que são inseridas sobres os dentes, ou seja, pelo seu eixo de inserção.


A lente de contato dental é personalizada?
Sim, ela é personalizada para cada paciente dependendo do formato do rosto, do tamanho e da forma do dente, da idade do paciente, do gênero.


Após colocado, quais os cuidados necessários?
Manter uma rotina de escovação adequada, visitar o dentista regularmente, evitar hábitos deletérios, como roer unhas ou canetas, usar placa de proteção contra bruxismo ou apertamento dentais.

Quando e por que aconselha os seus pacientes a fazerem o procedimento?
Em comparação com coroas e facetas cerâmicas, as lentes de contato são consideradas menos invasivas e têm maior durabilidade quando comparadas às restaurações com resinas compostas, de uma maneira geral, considerando manutenção de cor e brilho, desgaste e pequenas fraturas. Acredito que quando bem indicadas, as restaurações desse tipo mudam a vida do paciente para melhor, devolvem a autoestima e alteram a percepção da autoimagem. Um sorriso belo e atraente, além de saudável e funcional (equilibrado), é sinal de autocuidado e saúde. É um verdadeiro patrimônio.


Continue lendo