Um barbeado perfeito, que deixe a pele lisa e macia é o desejo da maioria dos homens, mas a realidade é outra. A fricção da lâmina contra a pele causa irritação, cortes e mesmo pelos encravados, que formam pequenas feridas e deixam o rosto masculino com manchas e saliências indesejadas.
Os homens que têm a barba mais espessa, como os descendentes de árabes e afro descendentes, são os que mais sofrem. A maior quantidade de pelos e o fato de eles crescerem muito rapidamente fazem com que a freqüência do barbear seja maior – muitas vezes diária – aumentando ainda mais a possibilidade de haver irritação.
Para evitar esses problemas, a dica para os homens é caprichar na hidratação da pele do rosto. Para os que utilizam lâminas de barbear, alguns produtos ajudam a firmar a pele e a evitar que os pelos encravem.
A utilização contínua de cremes permite firmeza três vezes maior na pele. No mercado há até produtos que reduzem as rugas de expressão e protegendo a cútis contra a irritação do barbear. Outros têm ativos que agem na redução da flacidez, faz uma hidratação profunda e deixa a pele preparada para sofrer menos as agressões das lâminas de barbear (com AW COMUNICAÇÃO).