Estudantes de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) têm até o dia 19 de junho para participar do levantamento sobre saúde mental realizado pelos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências Farmacêuticas, do CCS (Centro de Ciências da Saúde). A pesquisa é feita por meio de questionário online, disponível no endereço Saúde Coletiva.
O levantamento pretende identificar problemas relacionados à saúde mental dos estudantes como desânimo, depressão, tristeza, falta de iniciativa e até tentativa de suicídio. Para responder as perguntas, não é necessário identificação, a não ser que o acadêmico tenha interesse em participar de um sorteio oferecido pelos proponentes.
Há menos de duas semanas para o fim do prazo, o professor Camilo Molino Guidoni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, coordenador do Centro de Informações e Assistência Toxicológica, do HU (Hospital Universitário) da UEL, identifica a baixa adesão dos alunos e incentiva a participação. A expectativa é que metade dos mais de 14 mil acadêmicos da UEL participe da pesquisa. Segundo ele, seria um percentual razoável para se concluir informações sobre a amostragem.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Também permitirá identificar dados como consumo de medicamentos, uso de substâncias psicoativas, esgotamento físico e mental (Síndrome de Burnout), violência sofrida e qualidade de sono. Além destas informações, o trabalho mostrará variáveis demográficas como moradia, formas de acesso à Universidade - ENEM ou Vestibular - e a orientação sexual.
Participam da pesquisa estudantes de graduação (Iniciação Científica), sete estudantes de programas de mestrado e um de doutorado. A pesquisa conta com o aval da Prograd (Pró-reitoria de Graduação), que desde o ano passado, faz ações preventivas e de acolhimento junto aos alunos.
O questionário online está disponível no endereço GRADUA UEL.