No próximo dia 19 de fevereiro, domingo, termina o horário de verão, vigente desde outubro nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesta data, os relógios dos moradores dessas regiões devem ser atrasados em uma hora.
Para os que amam esse período em que o sol se põe uma hora mais tarde e também para os que odeiam, mas acabaram se acostumando, há 5 programas imperdíveis para aproveitar esses 10 dias restantes de horário de verão.
Curta o pôr-do-sol em locais panorâmicos
Essa é uma das coisas que os amantes do horário de verão mais irão sentir falta. Sair do trabalho a tempo de conferir o espetáculo do pôr do sol, oferecido gratuita e diariamente pela mãe natureza. Procure um local alto em sua cidade e programe um happy hour com os amigos e pessoas queridas. Vale levar bebidas, quitutes e uma toalha para fazer um piquenique, afinal, depois do dia 19, para a maioria das pessoas, um programa destes só será possível nos dias de folga.
Faça esportes, caminhe, nade
Principalmente nas grandes cidades, fazer uma caminhada em parques ou mesmo na rua fica mais perigoso depois do crepúsculo. Portanto, aproveite estes últimos dias de dia claro até mais tarde e se exercite. É a hora de colocar em prática aquela caminhada que você vem prometendo há meses, marcar um futebol ou vôlei na quadra pública da sua cidade ou curtir a piscina de casa ou do clube depois das 18h (neste horário nem precisa passar protetor solar).
Comece a ‘treinar’ seu relógio biológico para a mudança
Para diminuir os efeitos da mudança, esses dez dias serão essenciais. Profissionais da área de saúde recomendam medidas simples como antecipar o horário de dormir e de acordar gradualmente nos próximos dias, evitar o consumo de bebidas estimulantes no período da noite e praticar exercícios físicos para estimular o organismo durante o dia.