O Procon do Paraná orienta que os usuários dos planos de saúde que não serão atendidos pelos médicos durante 15 dias que não realizem qualquer tipo de pagamento pelos atendimentos durante o período de paralisação. Os médicos, segundo o órgão, não podem cobrar pelas consultas.
Em entrevista coletiva, os médicos informaram que, caso a pessoa insista em ser atendida, ela poderá ser atendida, mas será cobrada a consulta integral e, posteriormente, deve verificar com a operadora do plano de saúde o ressarcimento pelo dinheiro pago ao médico.
De acordo com a advogada do Procon-PR, Alani Borba dos Santos, é aconselhável que os usuários registrem a queixa no Procon e na Agência Nacional de Saúde (ANS). "Não há garantia de que a pessoa será ressarcida pelo valor pago. Se ela for cobrada por alguma consulta ou o médico se recusar a atender, ela pode vir até o Procon e registrar uma queixa".
A advogada também orienta para que os usuários procurem as operadoras de planos de saúde para saberem a melhor forma de resolver alguma situação de falta de atendimento e, se for o caso, também registrem queixa no Procon.
Os médicos do Paraná vão paralisar o atendimento aos usuários de planos de saúde, em consultas eletivas, entre os dias 12 e 26 de novembro.